domingo, 17 de janeiro de 2010

RESISTINDO AS TENTAÇÕES

A Escola Bíblica Dominical, em nossa Igreja, está de férias, mas os alunos não. Durante os três primeiros meses do ano (janeiro, fevereiro e março), temos tido orações no horário da Escola. E nessas orações, alguns alunos tem tido a oportunidade de estarem pregando. Hoje foi a vez do Felipe, que falou sobre as tentações de Cristo (Mt 4.1-11).

Através das tentações, a nossa fidelidade e obediência a Deus são testados. Nós temos a opção de cedermos ou não, de sermos fiéis e obedientes ou não. Com Jesus também não foi diferente. Ele também foi tentado, mas foi fiel e obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8).

Após ter sido batizado por João Batista, nas águas do rio Jordão, a Palavra de Deus diz que os céus se abriram, e todos viram o Espírito de Deus descendo como uma pomba, e ouviram uma voz dos céus dizendo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mt 3.16,17). Dali, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado. Ele passou quarenta dias e quarenta noites em jejum e teve fome. "O tentador chegou-se a ele e disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pães" (Mt 4.3). O diabo começa pondo em dúvida a paternidade e a origem divina de Jesus. Vejo que aquela declaração pública de Deus após o batismo de Jesus não foi apenas para testificar a multidão de que eles estavam diante do Messias, o Filho de Deus, mas para que Jesus também não se esquecesse disso. Uma das muitas investidas do diabo é por em dúvida a nossa identidade, de que também somos verdadeiramente filhos de Deus. Com Jesus também foi assim. Por muitas e muitas vezes os judeus duvidaram de que Ele realmente era Filho de Deus. E para provar a sua paternidade, Jesus nunca precisou de um exame de DNA para esfregar na cara do diabo. Ele rebateu todas as tentações usando a própria Palavra de Deus. O diabo também conhece a Bíblia, mas ele estava diante do verbo que se fez carne, a Palavra Viva de Deus. Para resistirmos as tentações, também precisamos conhecer a Palavra de Deus. Jesus é a Palavra, e a Palavra deve estar dentro de nós, do nosso coração e da nossa mente para não pecarmos (Sl 119.11).

O diabo tentou atingir três áreas da vida de Jesus: física, emocional e espiritual.

Física - Ele tirou proveito de uma necessidade física de Jesus, que foi a fome, para tentá-lo a transformar as pedras em pães. O diabo também nos tenta nessa área. Taí o apelo ao sexo fácil e a prostituição que não nos deixa mentir.

Emocional - O diabo também apelou para uma outra necessidade que todos nós, seres humanos, temos de sermos reconhecidos pelos nossos semelhantes como pessoas importantes: a fama. Cuidado com a vaidade, com o orgulho e a soberba.

Espiritual - O diabo ofereceu a Jesus poder sobre todos os reinos do mundo. Da mesma forma, ele nos promete "mundos e fundos", tentando nos convencer a pecar. Vigie!

Jovem, siga os conselhos de Tiago: "Sujeitai-vos, pois a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). Se sujeitar significa estar sujeito, submisso. Seja fiel e obediente a Deus. Apresente resistência ao diabo usando a Palavra de Deus, e ele fugirá de você, como também fugiu de Jesus.

Parabéns Felipe!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA
Ao dar o título dessa postagem, eu me lembrei de um filme com esse mesmo nome, que nós assistimos no 1º Encontro Jovem realizado na casa do Dc. Anderson e da Adriana. Fui pesquisar no youtube e achei esse vídeo sensacional. Vejam e depois comentem!