segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS PARA O ANO DE 2012?

Na última postagem eu falei que desde o domingo retrasado, Deus começou a ministrar ao meu coração sobre sonhos, projetos e planos, e que em breve, eu estaria aqui, compartilhando com vocês. Pois bem, conforme o prometido, a nossa postagem de hoje é o esboço da mensagem que eu preguei ontem, dia 22 de janeiro de 2012, no Culto de Celebração na nossa Igreja. Ela é o resultado de tudo o que Deus ministrou ao meu coração no decorrer da semana passada.

QUAIS SÃO OS SEUS PROJETOS PARA O ANO DE 2012?

Texto Bíblico: Pv 16.1

Introdução

Estamos iniciando um novo ano. Daí surge uma pergunta, que acaba desencadeando em outras perguntas: “O que esperar de 2012?” O que você espera desse novo ano, que só está começando? Quais são os seus sonhos, os seus projetos, os seus planos, as suas expectativas?

Desenvolvimento

Quando lemos esse versículo, e alguns outros, a primeira coisa que nos vem a mente é que não devemos sonhar, fazer projetos, fazer planos, porque o que prevalece sempre é a vontade de Deus. Mas, não é bem assim que a coisa funciona.

Ao criar o homem, Deus colocou nele um cérebro e um coração. Deus o dotou de inteligência. Deus lhe deu uma mente, para pensar e raciocinar. O sábio Salomão declarou que do coração do homem procedem as fontes da vida (Pv 4.23). Por muitas vezes, a Palavra de Deus emprega a palavra coração para se referir a mente, e vice versa. Jeremias declara que o coração do homem não é confiável (Jr 17.9). Mas Deus não quer que o nosso coração continue assim, antes, quer que em nós haja os mesmos sentimentos que houve em Cristo Jesus (Fp 2.5). Ele pode nos dar um novo coração, coração regenerado e transformado, coração vocacionado para o bem. Quando abrimos o nosso coração para Jesus, Ele ocupa todos os espaços com o que é bom (Fp 4.8), não deixando espaço, nem lugar para o que é mau. Devemos ocupar o nosso coração, a nossa mente com tudo que é bom, pensando nas coisas que são do alto (Cl 3.2). Devemos pedir a Deus para que nos dê a mente de Cristo (1 Co 2.16) e um coração segundo o Seu coração (At 13.22).

No livro do profeta Isaías, encontramos Deus convocando o povo a experimentar uma conversão, uma mudança, uma transformação (Is 55.6-9). Uma renovação da mente (Rm 12.1,2). Aqui, nós podemos observar que Deus também tem os Seus próprios planos, a Sua própria vontade. E você? O que você planeja? Com o que você sonha? O que você deseja?

Ainda no livro de Provérbios, o sábio Salomão declara que o nosso coração faz planos (Pv 16.9), mas o Senhor é quem dirige os nossos passos. Se Ele não quisesse que eu você planejássemos, Ele não nos teria dado um coração, uma mente com a capacidade de pensar e planejar. Ele não nos teria dado o livre arbítrio, e nós seríamos como máquinas, programadas para fazer somente o que Ele quer, e nada mais. Deus é soberano. A Sua vontade também é soberana, mas ela também pode ser permissiva. Pois ninguém sente maior prazer em realizar os nossos sonhos do que Deus (Sl 37.4,5).

Conclusão

Faça planos! Sonhe! Você pode! Você é livre pra isso! Deus te deu uma mente e um coração com a capacidade de pensar e planejar. Mas, apresente os teus planos, os teus projetos e os teus sonhos a Deus. Busque a aprovação dEle. Pergunte a opinião dEle, pois Ele quer o melhor para você. Ele sabe o que é melhor para você.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

Eu dedico essa postagem, a nossa querida e amada irmã Josi, que hoje está completando mais um ano de vida. Parabéns Josi, feliz aniversário! Não desista de sonhar! Que Deus te abençoe! Beijos!