segunda-feira, 8 de março de 2010

ÀS MULHERES

Hoje, dia 08 de março, por ser comemorado o Dia Internacional da Mulher, quero dedicar uma palavra especial para você, que é uma jovem mulher valorosa.

Quero falar sobre a mulher de Ló. Mas por que falar sobre a mulher de Ló, uma mulher cujo nome nem sabemos? A resposta é simples: porque entre todas as mulheres citadas no Antigo Testamento, Jesus pediu que lembrássemos apenas dela (Lc 17.32).

Ló era um homem justo (2 Pe 2.8). Ele, juntamente com sua esposa e suas duas filhas, deixou a cidade de Sodoma no dia da sua destruição. Sua mulher caiu no triste erro de olhar para trás, em direção a cidade. O coração dela estava nos bens materiais e não nas coisas celestiais (Hb 11.10). Ela olhou para trás, porque o seu coração continuava "preso" em Sodoma (Gn 19.17-26). A sua atitude foi uma desobediência à ordem de Deus. Por isso, ela morreu imediatamente, transformando-se em uma estátua de sal.

O interessante é que a expressão "Lembrai-vos da mulher de Ló", é uma advertência, uma forma de trazer à nossa memória, por intermédio do mau exemplo da mulher de Ló, as consequências do pecado da desobediência. Nós podemos tirar várias lições dessa passagem bíblica, mas quero tratar de apenas duas, que na minha opinião, são de muita importância para você, mulher.

1. O Retrocesso Espiritual
Quantas mulheres, assim como a mulher de Ló, foram transformadas, não em estátuas de sal, mas em pessoas frias, com um coração de pedra, insencíveis, sem mobilidade espiritual, voltadas apenas para o passado. Talvez você já tenha ouvido a seguinte frase: "Antigamente tudo era melhor; ai que saudade!" Por favor, não quero dizer que você não pode ter recordações, muito pelo contrário, pois somos seres humanos. Porém, não devemos ficar presos ao que já passou. Viva o hoje, o agora, o presente! Siga em frente! Olhar para trás, para as coisas que já passaram, pode levar a sua vida a um retrocesso espiritual, ou seja, você parar no tempo. Quando isso acontece, você não progride, não anda, não sai do lugar. A sua vida fica travada, emperrada. Lembre-se que a vida continua. Nenhum de nós temos o poder de fazer o tempo voltar atrás. Por isso, siga em frente, mesmo que haja obstáculos, siga em frente (Fp 3.13,14).

2. A Desobediência
Precisamos estar atentos a voz de Deus. A mulher de Ló foi transformada em uma estátua de sal, por conta da desobediência. Ela passou a ser um monumento à desobediência. Tudo porque ela não levou a sério a ordem de Deus. Muitas mulheres têm seguido o mesmo caminho que a mulher de Ló trilhou: o caminho da desobediência. A Palavra de Deus diz que "Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos" (Pv 14.1). A mulher é a coluna espiritual da sua casa. A desobediência pode desestruturar completamente o seu lar, transformando você e toda sua família em "estátuas de sal". Por isso, seja sábia! Pergunte sempre ao Espírito Santo qual é a melhor atitude a ser tomada nos momentos de decisão e de aflição. Decisões precipitadas e desobediência podem impedir os sonhos do coração de Deus para você.

Pense nisso!

Parabéns mulheres!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva