terça-feira, 3 de abril de 2012

A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM (MT 21.1-15)

Estamos na semana que antece a Páscoa, por isso, a nossa postagem de hoje fala sobre um dos fatos ocorrido na última semana de vida de Jesus: A Entrada Triunfal em Jerusalém.

A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM (MT 21.1-15)

"Essa foi a última semana de vida de Jesus e Seu ministério terreno. Ele entrou em Jerusalém montado em um jumentinho, aclamado por uma multidão. Vejamos algumas lições que podemos tirar desse texto:

1. Tudo é Propriedade Divina (v.3) - Tudo é de Deus! O jumentinho também era de Deus (Rm 11.36). Inclusive as Lojas Americanas, lembram? (rsrsrs) O Rei dos reis não usou uma carruagem de luxo, mas um animal de carga. Isso nos mostra Sua vida de servo.

2. A Palavra é Confiável, Ela se Cumpre Literalmente (vv.4,5) - "Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta..." O profeta a quem Mateus se refere é Zacarias (Zc 9.9). As palavras da Bíblia são confiáveis, elas jamais falham. "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão" (Mt 24.35). Na mensagem da Bíblia, que é a Palavra de Deus, eu e você podemos confiar.

3. Jesus Requer Obediência de Cada Um de Nós (v.6) - Os dois discípulos de Jesus fizeram exatamente o que Ele mandou. A obediência é a marca de quem ama Jesus (Jo 14.21). Obediência é a prática da Palavra de Deus (Jo 14.23; Tg 1.22).

4. A Humildade de Jesus (v.7) - Jesus entrou da maneira mais humilde possível. A humildade foi uma das marcas principais da Sua vida aqui na terra (Fp 2.6-8; Jo 13.3-15). Nós devemos ser humildes como Ele (Fp 2.5).

5. O Verdadeiro Louvor Não Veio dos Teólogos, Doutores da Lei (vv.8,9) - Os teólogos da época (doutores da lei) criticaram Jesus, mesmo vendo os Seus milagres (v.15). O povo exaltou a Jesus com louvores. As crianças louvavam com perfeição (v.16).

6. Quando Jesus Entra no Templo Qualquer Coisa Pode Acontecer (vv.10,12) - Os enfermos foram curados. Os que crêem são abençoados e salvos. Já os mercenários, foram e sempre serão repreendidos.

7. Os Que Creram Foram Abençoados e Curados (v.14) - Deus tem sempre uma bênção especial para o Seu povo. Ele sempre faz mais do que Lhe pedimos (1 Co 2.9). Deus também quer, e pode, nos abençoar agora mesmo.

8. O Perfeito Louvor Vem da Boca das Crianças (v.16) - Para agradarmos ao Senhor, nós precisamos ser como uma criança, pura e sem malícia. O louvor só de lábios não agrada a Deus (Mt 15.8). As mesmas pessoas que gritaram "Hosana (salva-nos, ó Senhor) ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor" , mais tarde, também gritou "crucifica-O, crucifica-O". Adoração e louvor é o estilo de vida de quem anda e tem compromisso com Jesus (Hb 13.15).

Jesus está presente em nosso meio agora mesmo (Mt 18.20); qual é a sua atitude para com Ele? Você vai adorá-Lo em espírito e em verdade, ou vai ficar indiferente, vivendo na superficialidade? Você pode ser abençoado pela presença santa de Jesus nesse momento. Nele você pode confiar!"

(Este texto foi extraído da internet, publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja Nº 180, dia 28 de março de 2010, e também serviu de inspiração para a mensagem de domingo, dia 01 de abril de 2012)

Jovem, não viva na superficialidade, sem ter compromisso com Deus, sem ter nenhum tipo de envolvimento com a Sua obraSaia da superficialidade! Permita que o Senhor limpe o teu coração, e que Ele abra os teus olhos para que você O veja e entenda a Sua Palavra. Ele veio para te salvar!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA