segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O PERCURSO PARA "O OUTRO LADO"

Após a primeira multiplicação dos pães (Mt 14.19-21), Jesus ordenou aos discípulos que fossem adiante, enquanto Ele despedia a multidão. Jesus sempre ficava com a parte mais difícil. Ele multiplicou os pães, alimentou a multidão e se encarregou de despedi-la.

Orientação e ordenança divina (Mt 14.22) - Jesus mandou os discípulos entrarem no barco e irem adiante. Ele também nos manda entar no "barco" (igreja), e irmos adiante para "o outro lado" (céu). Jovem, o céu deve ser o nosso destino. Caminhemos em direção a ele!

Oração (Mt 14.23) - Depois de despedir a multidão, Jesus ainda se retirou para orar. Ele intercede por nós (Jo 17.6-26). Ele mesmo nos ensinou como devemos orar (Mt 6.6). Nós também, devemos orar uns pelos outros (Tg 5.16).

O vento contrário (Mt 14.24) - No meio do trajeto, a embarcação dos discípulos foi atingida pelas grandes ondas, pois o vento era contrário. Nós também, no decorrer da nossa caminhada em direção ao céu, enfrantamos vento contrário, pois os padrões do mundo são contrários aos padrões divinos. É como se eu e você estivéssemos remando contra a maré. É difícil, mas não é impossível.

As causas do naufrágio (Mt 14.25-31) - Na quarta vigília da noite, Jesus se dirige aos discípulos, andando sobre as águas. Quando eles O viram, assustaram-se, pois acharam que Jesus era um fantasma. Vendo o medo e o pavor dos discípulos, Jesus lhes declara: "Tende bom ânimo, sou eu, não temais" (Mt 14.27). É o que Ele sempre diz a mim e a você. Pedro lhe responde: "Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas" (Mt 14.28). Jesus lhe diz: "Vem!", e Pedro foi, mas no meio do caminho, ao olhar para o vento que levantava as ondas, teve medo e começou a afundar. Jesus quer nos conceder novas experiências, como andar por sobre as águas, mas o medo e a dúvida nos atrapalham. Não devemos olhar para o vento, nem para as ondas, mas devemos estar com os nossos olhos direcionados, focados nEle, Jesus (2 Cr 20.12).

Tormenta acalmada (Mt 14.30-32) - Quando Jesus entrou com Pedro no barco, imediatamente o vento cessou. Jovem, quando Jesus chega, o vento cessa. Aleluia!

Jesus nos ajuda chegar "do outro lado" (Mt 14.34). Com fé e obediência, a gente chega lá na glória!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva