domingo, 14 de março de 2010

ONDE ESTÁ O CORDEIRO? (Gn 22.1-7)

Em Gn 21.5, encontramos o registro do nascimento de Isaque, o filho da promessa. O cumprimento da promessa de Deus a Abraão teve lugar depois de vinte e cinco anos (Gn 12.4).

"Bom é o Senhor para os que se atém a ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor" (Lm 3.25,26); no tempo determinado por Ele, Suas promessas se cumprem. Abraão creu e experimentou isso.

No capítulo 22 de Gênesis, vemos esta que Abraão tinha em Deus, e sua dedicação a Ele, sendo testadas ao extremo. Deus o manda fazer uma coisa totalmente contrária ao seu bom-senso, ao seu amor paternal e à sua esperança, que era o seu filho.

Na história de Abraão, vemos três grandes testes da sua fé:
1. Sua chamada (Gn 12.1);
2. Sua confiança (Gn 15.6);
3. Sua obediência (Gn 22.3).

Em Gn 22.5, nós encontramos um testemunho da fé e da convicção de Abraão. Diante da ordem de Deus, a atitude de Abraão foi simplismente uma: obedecer. Mas, o que o levou a isso? Foi o seu amor a Deus, que era maior do que o seu amor por outras pessoas, inclusive o seu único filho; e a esperança e a que ele tinha no cumprimento da promessa. Por isso, ele declara "... eu e o moço iremos até ali; e , havendo adorado, tornaremos a vós". Abraão sabia, que mesmo se ele tivesse que sacrificar Isaque, Deus poderia ressuscitá-lo ou lhe dar outro filho. Não importa como, Deus jamais deixaria de cumprir a Sua promessa.

Na hora do sacrifício, a pergunta de Isaque a seu pai Abraão, recebe como resposta uma expressão profética da providência divina de um sacrifício substituto (Gn 22.8). Abraão declara a sua fé em Jeová-Jirê, o Deus da sua provisão. E Deus providenciou para ele um cordeiro, para ser sacrificado no lugar de Isaque (Gn 22.9-14).

Jovem, a pergunta que Isaque fez a seu pai Abraão, é a pergunta que muitos ainda fazem em meio as lutas e provações. "Onde está o cordeiro?", você sabe quem é o "cordeiro"? O "cordeiro" é Jesus (Jo 1.29b)! E quem verdadeiramente conhece o "cordeiro", assim como Abraão, desfruta de alegria (Ne 8.10; Sl 16.11), paz (Jo 14.27), vida (Jo 3.16; 10.10; 14.6) e salvação (2 Ts 2.13). Por isso, podemos e devemos confiar, descansar e esperar no Senhor, pois Ele é Jeová-Jirê - Deus proverá!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva




VÍDEO EXTRA