segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O QUE ESPERAR PARA 2012?

Olá pessoal! Já se passaram 15 dias do mês de janeiro do ano de 2012. Acho que ainda está em tempo de nos fazermos essa pergunta: "O QUE ESPERAR PARA 2012?" O que você, jovem, espera desse novo ano, que só está começando? Quais são os seus sonhos, os seus projetos, os seus planos, as suas expectativas? O que você deseja? Pensando nessas perguntas, eu decidi postar aqui um texto, que também foi publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja Nº 271, no dia 01 de janeiro de 2012. Leia e medite!

O QUE ESPERAR PARA 2012?

"Muito tem se falado sobre sonhos neste tempo. Confesso que estou cansado de ouvir mensagens sem profundidade e com uma forçada leitura e interpretação dos textos que tratam sobre este assunto. O principal texto usado para se falar sobre sonhos é Gênesis 37 em diante, que trata dos sonhos que teve o José 'do Egito'. Palavras têm sido ditas sobre os nossos púlpitos sobre a realização dos nossos sonhos em Deus: 'Deus vai realizar os teus sonhos', 'Ele vai abençoar os teus projetos', 'Esse é o ano do milagre, da restituição, da cura, das portas abertas, do derramar da chuva', e por aí vai.

Está na hora de pararmos de ver nos textos bíblicos o que não está neles, pois tiramos a responsabilidade de nós e colocamos sobre os ombros de Deus e em Sua Palavra mal interpretada. Hoje, os sonhos que José teve são tratados como se fossem um objetivo, projeto, plano para a realização, desígnio, intenção. Mas o texto diz claramente que José foi dormir e sonhou. Gente, este sonho foi o mesmo tipo que temos quase todos os dias, o diferencial foi que era um projeto de Deus sobre a vida de José e sua família, e não de José. O sonho foi uma série de pensamentos, imagens ou emoções que ocorreram durante o sono de José. Foi uma sequência de imagens com aparência de realidade durante o período de seu sono. Fromm define sonho como uma significativa expressão de qualquer tipo de atividade mental sob a condição do sono.

Este foi o sonho de José, não era algo que ele queria que se realizasse em sua vida, e por isso ele iria se empenhar, estudar e trabalhar. Este tipo de sonho é com os olhos abertos, José sonhou com os olhos fechados. Ele era um menino, não sabia nem o que estava contando aos seus parentes. Não digo que não sabia sua interpretação, mas digo sobre o propósito de seu sonho.

O projeto do sonho não veio de José, mas de Deus. Para que se cumprisse o sonho na vida de José (não como um objetivo, projeto, plano para a realização, desígnio, intenção do próprio José), mas como plano e projeto de Deus na vida dos Seus servos (Gn 47). Foi preciso José ser odiado por seus irmãos (Gn 37), vendido pelos mesmos (Gn 37.12-36), acusado de tentativa de estupro e ser lançado na cadeia (Gn 39), fora todo o sofrimento que não é contado nos textos bíblicos e a sua solidão por todo esse período. Você quer que os projetos de Deus se realizem em sua vida? Está disposto a passar pelo que José passou, se for preciso? Será que se for pregado que este sonho de José foi dado por Deus, e que este tipo de sonho nos coloca nas mãos de Deus, e Ele nos leva para onde Ele quiser nos colocar, e nos tira de onde Ele quiser, mesmo que isso traga dor e sofrimento para o servo fiel? Ou vamos continuar ouvindo mensagens fora do contexto bíblico, que dizem que os nossos projetos pessoais serão realizados por Deus em nossas vidas, simplesmente para termos os nossos egos amaciados e acariciados por nosso egoísmo?

O que esperar para 2012? Eu espero que nós sonhemos sim, de olhos abertos e fechados, mas sabendo separar o que é sonho do que é projeto, e até mesmo o que é vindo de Deus para nós, através de sonhos e, principalmente, por interpretação correta da Sua Palavra.

Que Deus te abençoe e te guarde!"

Jefferson Lugão Guedes

E aí, jovem, o que você me diz?! Sabe, desde ontem, dia 15 de janeiro de 2012no momento em que a Pra. Marilia estava pregando, o Senhor tem ministrado ao meu coração sobre sonhos, projetosplanos. Em breve, eu estarei compartilhando, tambémsobre issoaqui no nosso Blog, com vocês.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva