segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UM EXEMPLO DE GRATIDÃO

Mais uma vez, resolvi pegar uma "carona"; hoje, da palavra que o nosso "Paistor" (Pr. Carlos) nos trouxe ontém a noite. Vamos falar sobre uma jovem, que nos deixou um grande exemplo de gratidão.

Na cidade de Betânia, vivia uma jovem chamada Maria. Ela morava junto com os seus irmãos Marta e Lázaro. Os três eram amigos íntimos do Senhor Jesus.

Ela possuía algumas características. Entre elas, podemos destacar aqui a receptividade espiritual (Lc 10.39), o discernimento espiritual (Lc 10.42), a sua resignação e paciência diante dos sofrimentos (Jo 11.20).

Na Bíblia, encontramos o registro de três ocasiões em que ela esteve aos pés de Cristo:
1) Recebendo instrução (Lc 10.39);
2) Recebendo o consolo (Jo 11.32);
3) A fim de servi-Lo (Jo 12.3).


O seu gesto de gratidão foi pegar uma libra (327,5 gramas) de um nardo puro (um perfume muito caro), que estava dentro de um vaso de alabastro (espécie de mármore). Ela quebrou o vaso, e com o perfume, ungiu a cabeça e os pés de Jesus, e os enxugou com os seus cabelos (Mc 14.3). O valor estimado do perfume, era de mais de trezentos denários (representava o salário do trabalhador por um ano de trabalho naquela época, quase 1.200 gramas de prata).

O motivo? Tudo isso em gratidão, por Jesus haver ressuscitado o seu irmão Lázaro (Jo 11.17-44). Por causa desse gesto,ela foi imortalizada por Cristo (Mc 14.8,9).

Quais os significados desse gesto?

Quebrar o vaso - Quebrantamento. O salmista declara que os sacrifícios que mais agradam a Deus é o espírito quebrantado, e o coração compungido e contrito (Sl 51.16,17). Outras referências (Am 5.21; Mt 15.8).

Derramar o perfume - Esvaziar-se. O salmista também nos orienta a derramarmos o nosso coração diante de Deus (Sl 62.8), nos esvaziando de nós mesmos. Outras referências (1 Sm 1.15; Sl 42.4; Jo 3.30).

Enxugar com os cabelos - O cabelo simbolizava a glória, a honra da mulher (1 Co 11.15). Devemos dar toda nossa honra, e toda nossa glória a Deus.

Jovem, com esse gesto, Maria de Betânia agradeceu e adorou ao Senhor. Sigamos o seu exemplo!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva