segunda-feira, 15 de março de 2010

"DESPERTA TU QUE DORMES!"

"... Desperta tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará" (Ef 5.14b).

Hoje, segunda-feira, o "dia internacional da preguiça", quero me dirigir aos "dorminhocos". Mas, o que vem a ser um "dorminhoco"? É aquela pessoa que dorme muito, mais do que a cama. Você é um "dorminhoco"? Então, é contigo mesmo que eu quero falar.

O apóstolo Paulo escreve aos efésios uma palavra de despertamento, para aqueles que se encontravam num estado de sonolência espiritual. Espiritualmente falando, eles estavam "dormindo no ponto".

A Bíblia, também, em algumas ocasiões, emprega o têrmo "dormir" àqueles que já estão mortos. Sendo assim, uma pessoa quando se encontra nesse estado de sonolência espiritual, também pode ser classificada como "morta".

O apóstolo Paulo, também, nos declara que uma das causas desse estado de sonolência ou morte espiritual é a falta de discernimento (1 Co 11.29,30). Uma pessoa que não tem discrenimento, não consegue distinguir o que é certo e errado.

Jovem, se você se encontra nesse estado de sonolência ou morte espiritual, as palavras de ordem para sua vida são duas: "desperta" e "levanta"! Para sermos iluminados por Deus, precisamos tomar uma posição (Is 60.1). Não é deitado, muito menos prostrado, que a nossa luz irá brilhar em meio as trevas. Lembre-se do que Jesus falou: "Não se acende uma lâmpada e a coloca debaixo do alqueire, mas sobre o candelabro, e assim ela brilha para todos os que estão na casa. Assim vossa luz resplandeça diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.15,16). Se você ainda se encontra deitado ou prostrado, "põe-te em pé", pois Deus está falando contigo (Ez 2.1). Não durma o sono da indolência (falta de força ou estímulo para atuar no momento oportuno), mas durma o sono dos justos!

Não é tempo de ficarmos deitados, prostrados, sonolentos ou dormindo. Temos que caminhar, pois o nosso descanso não é aqui. Se você, jovem, ficar em casa dormindo mais do que a cama, e não fôr para a Escola Bíblica Dominical aos domingos pela manhã, você não terá condições de discernir entre o certo e o errado. O resultado final será a morte espiritual. Precisamos nos alimentar da Palavra, para não sofrermos de desnutrição, pois a desnutrição causa fraqueza e leva à morte.

Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA