terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PERSEVERE EM ORAÇÃO!

A oração é um dever de todo cristão. Ela é o nosso meio de comunicação com Deus. E uma das condições para que a nossa oração seja aceitável, é que ela seja feita com perseverança.

Perseverar, é conservar-se firme e constante, continuar, perdurar, permanecer sem mudar de intenção.

Na parábola do juiz iníquo, Jesus nos ensina sobre "o dever de orar sempre e nunca desfalecer" (Lc 18.1).

Jovem, nós devemos perseverar em oração em todo tempo, até a volta de Jesus (Lc 18.7,8; Rm 12.12; Ef 6.18; Cl 4.2; 1 Ts 5.17).

Nesta vida, temos um adversário (Lc 18.3), que é Satanás (1 Pe 5.8). A oração pode nos proteger do maligno (Mt 6.13).

Através da oração, nós, os filhos de Deus, devemos clamar contra o pecado e por justiça (Lc 18.7). A oração perseverante é considerada como fé (Lc 18.8).

Nos últimos dias, antes da volta de Cristo, haverá um aumento de oposição diabólica às orações dos fiéis (1 Tm 4.1). Por causa de Satanás e dos prazeres do mundo, muitos deixarão de ter uma vida de perseverante oração (Mt 13.22). Isso tem acontecido com você, jovem?

A instrução de Jesus: "Pedi... buscai... batei...", também nos ensina sobre a perseverança na oração (Mt 7.7,8). Devemos continuar a pedir, a buscar e a bater.

Pedir, fala da consciente necessidade e da confiança que Deus ouve a nossa oração.

Buscar, fala de fervente petição, associada a submissão à vontade de Deus.

Bater, fala de buscar a Deus quando Ele não responde imediatamente.

Deus pode nos responder de três formas: sim, não e espera (persevera).

Os santos do Antigo Testamento também reconheciam esse princípio. Enquanto Moisés perseverava em oração, com suas mãos erguidas a Deus, os israelitas venciam a batalha contra os amalequitas (Êx 17.11).

Jovem, devemos aprender com a viúva persistente, que não se deixou vencer pelo cansaço da espera, mas venceu o juiz iníquo pelo cansaço.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva