sexta-feira, 1 de abril de 2011

A MENTIRA

Ontém, quando eu estava preparando o Boletim Informativo da nossa Igreja, achei um texto muito interessante, que estará na Pastoral do próximo domingo. O texto é bem propício para o dia de hoje: 1º de abril, o "Dia da Mentira".

A MENTIRA

"Mentir é falar ou dizer algo contrário à verdade; é a expressão e manifestação contrária ao que alguém sabe, crê ou pensa. Pode-se crer na mentira, falar mentira e praticar a mentira. É o engano em seus diferentes aspectos; nocivo ao ser humano e ofensa grave diante de Deus. O diabo é o pai da mentira (Jo 8.44) e, portanto, a mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição. O mais triste é que o homem ama a mentira, não ama a verdade pois ele é mau por natureza (Rm 1.25; Ap 22.15).

A juventude, em termos gerais, está sendo arrastada à perdição eterna pelo prazer transitório da inclinação à droga, sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, anormal, trazendo prejuízos físicos, morais e espirituais. Tais coisas podem ser definidas como praticar a mentira. Esta prática abrange os mais variados aspectos da mentira como idolatria, homicídio, adultério, fornicação, cobiça, etc.

Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas isto não é correto. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo, portanto é recomendável que o crente não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir. Todo verdadeiro crente deve tratar tudo de uma forma positiva; na verdade o seu falar deve ser 'sim, sim, Não, não, porque o que passa disto é de procedência maligna' (Mt 5.37).

Existe também a mentira doutrinária e a mentira teórica. O espírito do erro nega que Jesus Cristo veio em carne, nega que Cristo é Deus (1 Jo 4.6). Esta é uma mentira doutrinária. A teoria da evolução é uma mentira teórica pois nega a criação, negando assim o Criador que é Deus. Há pessoas que crêem nessas mentiras, e haverá muitíssimos que irão crer na mentira por não terem dado crédito à verdade (2 Ts 2.10-12).

Quando Adão e Eva pecaram no Éden, o pecado entrou no ser humano; entrou a mentira, o mal e, consequentemente, a morte. 'Porque o salário do pecado é a morte', mas graças a Deus que 'o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor' (Rm 6.23). Portanto, ao homem agrada, por natureza, crer na mentira; agrada-lhe praticar a mentira e ele até mesmo ama a mentira. Repito, a mentira é prejuízo ao homem e, com todos os seus horrorosos aspectos, o degenera e o leva à perdição. O diabo com seu instrumental de mentira rouba, mata e destrói o homem. Está escrito: 'O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir' (Jo 10.10). O diabo lançou a sua mentira no mundo: 'a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida' (1 Jo 2.16).

Devemos aborrecer a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na Igreja, foi uma mentira (At 5.1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós, e estará para sempre (2 Jo 1,2). Procuremos praticar a verdade em nossa vida, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade. Cristo disse: 'Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim' (Jo 14.6). 'Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.' (Ef 4.25)."

(Este texto foi extraído da internet, e também publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja, de Nº 232, no dia 03 de abril de 2011)

Jovem, que hoje, dia 1º de abril, seja o dia em que você venha conhecer e reconhecer, que a verdade, que é Jesus, tem todo poder para te libertar de toda mentira e de todo engano. Que a sua vida venha estar pautada na verdade, que é a Palavra de Deus, e nunca numa farsa, numa mentira.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva