segunda-feira, 25 de março de 2013

A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM (Mt 21.10,11)

Ontem, a Igreja Católica Apostólica Romana celebrou o "Domingo de Ramos", que na Bíblia Sagrada, no Evangelho de Mateus, é descrito como A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém. Por isso, a nossa postagem de hoje, que por sinal tem o mesmo título, é o texto do Pr. José Magalhães Furtado, que foi publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja.

A ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM (Mt 21.10,11)

"O tempo estava cumprido, toda sorte de ensino e milagres já tinham sido feito, os discípulos foram instruídos e preparados para realizarem os seus ministérios, o povo da Judéia e das outras áreas já O conheciam; era preciso avançar, chegar a Jerusalém e impactar o centro do império religioso e político da época

Um rei  comum chegaria montado num bonito cavalo, seguido pelo seu exército para demonstrar força e poder e com muita demonstração de aceitação, quer ela seja natural ou forçada. Um rei comum viria ricamente ornado, e seguido por expressivo número de ricos e abastados. Viria acompanhado de outros reis amigos, solidários nessa empreitada.

Jesus entra em Jerusalém montado numa jumenta com seu jumentinho ao lado, que por sinal não era dEle. As roupas dEle eram feitas por Maria, a multidão que O acompanhava era de pobres, gente humilde que formavam o cortejo. As pessoas estendem as suas vestes pelo caminho, fabricando um tapete, acrescentado por galhos de árvores, folhas de palmeiras e muitos gritos de hosana ao filho de Davi. Bendito ao que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!

Jerusalém, chamada de cidade do rei, não estava preparada para receber o Rei dos reis, nem O conhecia. Aquele que fora encarnado através do ventre de Maria, que era a personificação do próprio Deus, era ali mero desconhecido. Seu povo quebrava o silêncio e forçava que todos soubessem quem era Ele, faziam questão de afirmar que finalmente o Rei chegara, é bem verdade de forma nada convencional, mas cumprira as Escrituras.

Todos precisavam conhecer Jesus, não bastara a procissão de fiéis, os gritos das crianças, o alarido dos hosana, o coro do bendito o que vem em nome do Senhor. Era preciso explicar cuidadosamente quem era Aquele homem sentado na jumenta, deslocando-se pelas ruas apertadas pelo acúmulo de pessoas. Foi preciso lembrar a todos as profecias a respeito dEle e mencioná-las às multidões. Agora, Jerusalém não podia mais dizer que não O conhecia, podiam não crer nEle, podiam menosprezá-Lo, mas dizer que não O conheciam era impossível. Eles mesmos se tornariam, diante de Deus, testemunhas de que a salvação os alcançara e eles a recusaram.

Passado tanto tempo, continuamos a lembrar da entrada de Jesus em Jerusalém, a chamamos de "Domingo de Ramos", pelas circunstâncias da entrada. Não é só uma festa bonita, é significativa. Atesta para o povo de 2013, que o Jesus que adentrou em Jerusalém, voltará, não indefeso, montado numa jumenta, mas em toda a Sua glória, para receber os vivas de alegria, e sobretudo, para como um advogado, defender diante do Pai, aqueles que lavaram as suas vestiduras no 'sangue do cordeiro', para que entrem na 'cidade celestial' pelas portas. Hosana ao Rei que vem em nome do Senhor!"

Pr. José Magalhães Furtado

(Este texto foi extraído da internet, e publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja Nº 331, no dia 24 de março de 2013)

Aleluia, hosana!!! Esta é a nossa esperança, jovem!!! Que você nunca se esqueça disso!!! Que todas as vezes que você lembrar, ler ou reler sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, você venha se lembrar que Jesus em breve voltará, montado num cavalo branco, e na Sua coxa está escrito Rei dos reis e Senhor dos senhores. Ele virá!!!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva


VÍDEO EXTRA