terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

"BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR!"

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor; tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios" (Sl 103.1,2)

Neste salmo, de louvor e adoração, Davi exorta a sua própria alma a bendizer ao Senhor, reconhecendo a bondade e o cuidado de Deus para com o homem. Ele exorta a tudo o que há nele, a bendizer o santo nome do Senhor (Dt 6.5; Sl 138.1; 146.1).

Bendizer ao Senhor, é dizer bem, isto é, falar coisas boas a Seu respeito. É louvar, é elogiar, é exaltar, é glorificar a Deus.

Este salmo expressa ação de graças e louvor ao Senhor pelos privilégios e bênçãos que Ele outorga ao Seu povo. Jovem, nunca devemos esquecer da bondade de Deus para conosco (Dt 8.11-14; Lc 17.17,18), nem deixar de lhe ser gratos por Suas bênçãos derramadas sobre os Seus mediante o Espírito Santo (At 2.38,39). Por isso, ele também exorta a sua alma a não se esquecer de nenhum dos Seus benefícios. Um desses benefícios é o perdão (Sl 103.3,12).

Adão, ao cair no pecado, arrastou a raça humana universalmente à experiência do pecado, da enfermidade e da morte. Contrastando isto, o salmista enumera as bênçãos de Deus para o Seu povo: o perdão dos pecados, a cura das enfermidades e as dádivas de salvação e da vida eterna. O perdão é a primeira e a mais importante dádiva que podemos receber de Deus. Pelo perdão, somos restaurados a Deus e redimidos da destruição. Consequentemente, a cura das enfermidades (decorrentes do pecado e de Satanás) também faz parte da salvação que Deus põe a disposição do Seu povo.

E você, jovem, tem exortado a sua alma a bendizer ao Senhor? Hoje, neste dia, você já louvou, elogiou, exaltou e glorificou a Deus? Já agradeceu a Ele pelo perdão, pela cura, pela vida e pela salvação que Ele tem oferecido a você?

Pense nisso, e faça isso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva