sexta-feira, 9 de abril de 2010

ONDE E COMO ADORAR? (Jo 4.1-30)

João inicia este capítulo, relatando que Jesus havia deixado a Judéia, por causa do ciúme dos fariseus (Jo 4.1-5). "E era-lhe necessário passar por Samaria" (Jo 4.4). Ao chegar numa cidade de Samaria, chamada Sicar, Jesus se assentou junto à fonte de Jacó para descansar um pouco, enquanto os seus discípulos tinham ido à cidade para comprar comida. Quase a hora sexta (meio-dia), aparece uma mulher samaritana para tirar água.

Jesus não era um homem preconceituoso, e também não fazia acepção de pessoas (homem ou mulher, judeu ou samaritano, justo ou pecador). Afinal de contas, "não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores" - disse Jesus.

O fato dos judeus e os samaritanos não se falarem, não foi motivo para que Ele não dirigisse a palavra à mulher samaritana. E Ele lhe apresenta o dom de Deus: a fonte da água viva (Jo 4.10-14).

Aquela mulher, assim como todos os outros samaritanos, tinha uma dúvida quanto ao lugar onde se deveria adorar. Jesus então lhe fala que o verdadeiro adorador não fica preso ou limitado a um lugar, pois ele adora ao Pai em espírito e em verdade (Jo 4.19-24).

A diferença entre os judeus e os samaritanos era que os judeus adoravam o que conheciam (Deus), mas era uma falsa adoração (Sl 51.16,17; Is 1.11). Já os samaritanos adoravam o que não conheciam.

Jovem, "não é o lugar que faz o adorador, mas, sim, o adorador que faz do lugar, um local sagrado, ou consagrado à adoração".

A mulher, depois de ter reconhecido a Jesus como sendo o Messias, chamado Cristo, deixou o seu cântaro, e foi correndo à cidade contar ao povo (Jo 4.25-30).

E você, jovem, tem sido um verdadeiro adorador, tem reconhecido o teu Senhor, tem falado dEle para outros jovens, ou tem sido preconceituoso, fazendo acepção de pessoas?

Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva