sexta-feira, 26 de março de 2010

EXEMPLOS DÍGNOS DE IMITAÇÃO (1 Co 11.1)

Em suas cartas às igrejas de Filipos, Corinto e Tessalônica, o apóstolo Paulo chama a atenção dos cristãos para si mesmo, como sendo um exemplo dígno de ser imitado (Fp 3.17; 1 Co 4.16; 2 Ts 3.6-9).

Ele também nos ensina que devemos imitar a Deus, como filhos amados (Ef 5.1). Mas quem o apóstolo imitava? Ele assumia e se declarava a todos ser imitador de Cristo (1 Co 11.1; Ef 4.11-16; Fp 3.10-17).

Paulo também foi exemplo para Tito e Timóteo.

Tito, um gentio convertido; amigo amado e ajudante de Paulo. Era mensageiro da igreja de Corinto. Absolutamente confiável e abnegado. Acmpanhou Paulo e Barnabé numa viagem à Jerusalém. Paulo deixou-o em Creta como supervisor das igrejas.Esteve presente também em Roma, durante o encarceramento de Paulo. Vejamos o conselho que Tito recebeu do apóstolo (Tt 2.6-8).

Timóteo, assim como Tito, foi fruto do ministério de Paulo, e veio a se tornar um de seus auxiliares. Seu pai era grego, e sua mãe era uma mulher piedosa. Foi instruído nas Escrituras desde pequeno. Foi circuncidado por Paulo, que também o comissionou como seu representante apostólico, para ministrar em Éfeso. Vejamos o conselho que Timóteo recebeu do apóstolo (1 Tm 4.12).

Jovem, devemos ser o exemplo dos fiéis , na palavra (Cl 4.6), no procedimento (atitudes), no amor (sentimentos), na fé (vida cristã) e na pureza ou santidade (1 Pe 1.15,16).

Timóteo e Tito imitavam a Paulo. Paulo imitava a Cristo. E você, jovem, a quem você tem imitado? Será que você também tem sido um exemplo dígno de imitação?

Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva