sexta-feira, 5 de março de 2010

A ESCOLHA (Js 24.14,15)

"Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade; deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do Eufrates e no Egito e servi ao Senhor. Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor." (Js 24.14,15)

Josué, no fim da sua vida, conclamou o povo para uma última reunião com Israel a fim de levá-lo a uma renovação do concerto, em que se comprometeram a servir ao Senhor com fidelidade e dedicação. No processo da salvação por Deus concedida, está o assunto da escolha individual. Depende de cada um decidir a quem servir continuamente. Como no caso de Josué e dos israelitas, permanecer em Deus não é um ato isolado no tempo e ocorrido uma única vez (Dt 11.26-28; 30.19,20; Js 1.16-18).

Por algumas vezes em nossa vida, jovem, somos confrontados a tomarmos algumas decisões e fazermos algumas escolhas. Deus colocou diante do Seu povo a escolha: a bênção ou a maldição (Dt 11.26). Se obedecessem à Palavra de Deus e permanecessem separados do pecado e da iniquidade das nações em derredor, a bênção de Deus viria e ficaria com eles (Dt 28.15-68). Infelizmente, a maioria dos israelitas não levou a sério a advertência de Deus. Constantemente adotavam os caminhos dos ímpios e então padeciam sob a maldição divina. A promessa do povo, de servir somente o Senhor, foi cumprida, mas somente enquanto Josué viveu juntamente com os anciãos daqueles dias. Pouco tempo depois da morte de Josué, o povo deixou o Senhor e começou a servir a outros deuses (Jz 2.11-19).

Josué, como o sacerdote da sua casa, declara que ele e a sua casa serviriam ao Senhor (Js 24.15b). Apesar de a salvação ser individual, os pais terão que dar conta dos seus filhos ao Senhor. Vejam o exemplo de Jó (Jó 1.1,2,4,5). O salmista declara que os filhos são herança do Senhor (Sl 127.3).

Jovem, precisamos vez por outra reafirmar nossa decisão feita de permanecer na fé e em obediência. Maria, a irmã de Lázaro, escolheu a boa parte (Lc 10.38-42). Jesus, o nosso Mestre, nos orienta através do sermão da montanha a buscarmos primeiro o reino de Deus (Mt 6.33). Qual tem sido a tua escolha? Qual tem sido a tua prioridade? A quem você tem servido?

Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva