segunda-feira, 24 de maio de 2010

AS PROVAÇÕES (E QUE PROVAÇÕES)

Olá Juventude! Quanto tempo, hein?! Pois é, depois de um bom tempo sem postar nada, e só me dedicando aos estudos, "ói nóis aqui traveiz". Voltei com força total!

Para quem ainda não sabe, a minha dedicação aos estudos se deve ao concurso público para o qual eu me escrevi, para o cargo de Técnico Bancário Novo - Carreira Administrativa - da Caixa Econômica Federal. E, em se tratando de prova de concurso público, esta foi a minha primeira experiência (e que experiência). Pois a prova que tinha sido aplicada no dia 09/05/10, foi anulada e remarcada para o dia 23/05/10. Conclusão: tive que fazer duas provas (e que provas). Agora, é só aguardar o resultado.

Ainda influenciado por esses dias de estudo e preparação para fazer as provas do tal concurso público, quero compartilhar com vocês de uma palavra que Deus ministrou ao meu coração.

As Escrituras falam de três categorias principais de "dificuldades" para aquele que crê:
1) Disciplina, julgamento ou reprovação do Senhor;
2) Testes, provações, e sofrimento; e
3) Tentações ou ataques de Satanás.

A Palavra de Deus nos ensina que nós devemos enfrentar essas provações com alegria.

"Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tg 1.2-4)

Nunca vi ninguém se alegrar com algo ruim que aconteu em sua vida. Muito pelo contrário, sempre queremos os bons resultados, nos alegramos com o objetivo alcançado, agradecemos a Deus por tudo de bom que Ele tem nos dado, pela família, trabalho, saúde dos filhos, etc. Mas você já parou para avaliar as provações que você superou ou ainda está superando? É jovem, nada acontece por acaso, para tudo Deus tem um propósito. Até para aquilo que consideramos ruim ou chamamos de provação. Deus é especialista em transformar o que é ruim em benção, para abençoar a nossa vida. Por isso, convido você a olhar para as dificuldades que você enfrenta no seu dia-a-dia, como uma oportunidade de crescimento e fortalecimento para sua fé. Sei que não é tão fácil como estamos falando. Aliás, para tudo em nossa vida sempre existirá um grau de dificuldade ou um desafio a ser vencido. Mas, se queremos alcançar os objetivos estabelecidos por Deus, precisamos aprender a passar pelas provações sem cortar atalhos.

Jovem, precisamos ter consciência de que as tribulações, tentações, provações, lutas ou dificuldades, acontecem com todo mundo. Ninguém escapa das indigestões da vida. Mas precisamos aprender a encarar, sem pestanejar, esta desconcertante verdade que o Deus de amor permite que seus filhos sofram. Podemos discutir e até questionar os motivos. Podemos até debater as conseqüências, ou até mesmo tentar justificá-las. Mas essas duas verdades permanecem firmes e imutáveis: Deus é bom, e os seus filhos também estão sujeitos às aflições. Embora não compreendamos completamente, por que o caminho que leva à transformação sempre passa pelo túnel da tribulação, de uma coisa nós temos a certeza: as provações nos tornam espiritualmente mais fortes. Embora Deus não nos cause todas as provações (somente aquelas que nós podemos suportar), Ele usa para nos ensinar a ter perseverança. Esta é a verdade que o apóstolo Tiago quer nos ensinar, que a perseverança tem por finalidade três propósitos:
1)Tornar o homem perfeito;
2)Tornar o homem completo para que tenha um relacionamento perfeito com Deus; e por ultimo
3) Capacitar o homem a ter uma vida com Deus e com o próximo sem deficiência.

Jovem, se quisermos ter resultados positivos em nossa vida, precisamos perseverar e enfrentar as nossas provações de cabeça erguida, olhando para Jesus. Lembre-se: Querer ser um crente espiritualmente maduro sem passar por sofrimento, é como querer ser um atleta sem treinar. Quanto mais difícil a provação, mais fortalecida é a nossa fé. Que a sua oração nesta semana seja, “Jesus me ajude a perseverar na fé”.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva