sábado, 27 de fevereiro de 2010

CONHECENDO A VONTADE DE DEUS (Rm 12.1,2)

O apóstolo Paulo inicia esse capítulo com uma súplica aos cristãos de Roma: "que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo" (Rm 12.1).

Todo cristão deve ter uma paixão sincera por agradar a Deus, no amor, na devoção, no louvor, na santidade e no servir. Nosso maior desejo deve ser o de vivermos uma vida de santidade, e sermos aceitos por Deus. Para isso, precisamos separar-nos do mundo e aproximar-nos cada vez mais de Deus.

Devemos, como verdadeiros servos que somos, viver para Deus, adorá-Lo e obedecer-Lhe. Opor-nos ao pecado e apegar-nos à justiça. Resistir e repudiar o mal, sendo generosos com o próximo na prática de boas obras. Imitar a Cristo, segui-Lo, servi-Lo, andar na direção do Espírito Santo e ser cheio dEle.

Devemos apresentar a Deus o nosso corpo como morto ao pecado e como templo do Espírito Santo (1 Co 6.15,19,20).

"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos" (Rm 12.2).

Paulo nos pede para não nos moldarmos ao padrão deste mundo. O presente sistema mundano é mau (At 2.40), e está sob a influência de Satanás (1 Jo 5.19).

Devemos resistir às formas prevalecentes e populares do proceder deste mundo, e em lugar disso, proclamar as verdades eternas e os padrões justos da Palavra de Deus, por amor a Cristo (1 Co 1.17-24).

Devemos desprezar e aborrecer aquilo que é mau, amar aquilo que é justo (Rm 12.9; 1 Jo 2.15-17).

Devemos conformar nossa mente à maneira de Deus pensar (1 Co 2.16; Fp 2.5), mediante a leitura da Palavra de Deus e sua meditação (Sl 119.11,148; Jo 8.31,32; 15.7).

Devemos permitir que nossos planos, alvos e aspirações sejam determinados pelas verdades celestiais e eternas, e não por este presente século mau, profano e passageiro.

Devemos nos transformar, para podermos experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A vontade de Deus, nosso Pai, é que através da morte de Jesus, os nossos pecados fossem perdoados, nos tornando livres de todo o mal que domina a sociedade deste mundo (Gl 1.4). Jesus, enquanto orava no Getsêmani, renunciou a sua própria vontade, para fazer a vontade do Pai (Mt 26.39,42).

Jesus conhecia a vontade do Pai, e você jovem, já conhece a vontade de Deus? Será que, assim como Jesus, você tem renunciado a sua própria vontade, para fazer a vontade de Deus? Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva