quinta-feira, 11 de março de 2010

UM LUGAR NO REINO (Mt 20.17-28)

Certa vez, uma mulher acompanhada por seus dois filhos, aproximou-se de Jesus para adorá-Lo e fazer-Lhe um pedido: Que o Senhor lhe garantisse um lugar de destaque para os seus dois filhos. A natureza deste pedido é puramente humana, mas o assunto em questão é extremamente espiritual.

Ao ser interrogado por Pilatos, Jesus declarou a natureza do Seu reino (Jo 18.36). O reino de Deus é espiritual, não tem nada a ver com os reinos deste mundo. O apóstolo Paulo, também declarou aos romanos, que o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).

Pensar em si mesmo, querer ser grande, o maior, é uma característica comum entre os seres humanos. Alguns dos discípulos de Jesus, também, apresentavam tal característica (Mt 18.1-14; Mc 9.30-37; Lc 9.46-48). Mas, o Senhor Jesus nos ensina, que no Seu reino é diferente. Vejamos algumas das principais leis que regem o reino de Deus:

1. Humildade (Jo 13.1-20) - No reino de Deus, todo aquele que se humilhar perante Ele, com o tempo será exaltado. Mas, aquele que se exaltar, será humilhado.

2. Serviço (Lc 22.24-30) - No reino de Deus, para sermos o maior, temos que primeiramente servir. "Quem não vive para servir, não serve para viver".

3. Doação (At 20.35; Mt 10.8) - No reino de Deus não existe barganha. Tem que haver entrega e renúncia. Temos que nos doar, sem pensar em receber nada em troca.

Disse Jesus: "Porém o maior dentre vós será vosso servo. E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mt 23.11,12).

Pense nisso!

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva



VÍDEO EXTRA