segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

QUAL TEM SIDO A TUA ESCOLHA?

As escolhas fazem parte da nossa vida, do nosso dia-a-dia. A escolha de um nome, de uma roupa, de uma carreira, de um namorado(a), etc. A escolha que fizermos hoje, no presente, poderá determinar o nosso futuro, amanhã (Dt 11.26-28; 30.19; Is 1.19). A Bíblia nos conta a história de quatro jovens amigos, que se viram forçados a fazerem algumas escolhas.

Leia Dn 1.1-8

Quando Deus permitiu que Nabucodonozor vencesse Jeoaquim, o rei babilônico levou consigo alguns vasos sagrados do templo, como também, alguns jovens nobres da linhagem real de Israel, para lhes ensinar a cultura e a língua dos caldeus (babilônios) e utilizá-los no serviço real. Entre eles estavam Daniel e seus três amigos.

Algumas vezes, somos testados e colocados à prova. Cabe a nós, fazermos a escolha certa, assim como Daniel e seus amigos fizeram.

Eles escolheram não se contaminarem com a porção do rei (Dn 1.8-13). Essa escolha resultou em que? Após os dez dias combinados, eles estavam mais bem dispostos e saudáveis que os outros jovens que comeram a porção do manjar do rei (Dn 1.14-20). Olha o número 10 aí! (rsss)

E você, jovem, também tem escolhido não se contaminar?

Eles escolheram não adorar a estátua de ouro (Dn 3.1-22). Essa escolha resultou em que? Eles foram lançados e livres na fornalha (dentro da fornalha), provaram que o Senhor é Deus e foram prósperos (Dn 3.23-30).

E você, jovem, a quem tem escolhido adorar?

Daniel, que já não era mais tão jovem assim, escolheu não abrir mão da intimidade e da comunhão que ele tinha com Deus (Dn 6.1-16). Essa escolha resultou em que? Ele foi lançado e livre na cova dos leões (dentro da cova dos leões), provou que só o Senhor é Deus e prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa (Dn 6.17-28).

E você, jovem, a quem tem escolhido para ser íntimo?

Outros exemplos de escolhas na Bíblia: Josué (Js 24.14,15), Maria e Marta de Betânia (Lc 10.38-42) e o jovem rico (Lc 18.18-30).

E você, jovem, qual tem sido a tua escolha? Qual tem sido a tua decisão? No que ela tem resultado? Em bênçãos ou maldição? Em prosperidade? Em vida ou morte?

Pense nisso!

Pr. Gabriel N. da Silva