quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

AS ÚLTIMAS INSTRUÇÕES DE JESUS (Jo 16.33)

Somente no Evangelho de João, é que encontramos o registro da revelação particular e das últimas instruções de Jesus aos seus discípulos (capítulos 13 a 17).

Ele finaliza esse grande discurso, revelando-nos o Seu propósito.

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz..."
O homem, em sua incansável busca pela paz, engana-se ao pensar que poderá obtê-la através de sua própria satisfação pessoal. Mas é somente através de Jesus que podemos desfrutar dessa paz. Ele é o Príncipe da Paz (Is 9.6). Ele conserva em paz todo aquele que confia nEle (Is 26.3). Ele nos dá a Sua paz (Jo 14.27).

"... no mundo tereis aflições..."
Enquanto Ele se encarrega de nos dar a Sua paz, o mundo se encarrega de nos afligir. Enquanto nós vivermos nesse mundo, teremos aflições. Mas, por que o mundo nos aflige? O mundo nos aflige, porque não somos dele, pois Cristo nos escolheu do mundo (Jo 15.18,19; 17.16). Porque recemos a Palavra de Deus (Jo 17.14).

"... mas tende bom ânimo..."
Enquanto Ele se encarrega de nos dar a Sua paz, e o mundo se encarrega de nos afligir, nós é que decidimos ter, ou não, "bom ânimo". Assim como Deus falou e animou a Josué, Ele também fala e anima a mim, e a você, jovem: "Esforça-te e tem bom ânimo..." (Js 1.6).

"... Eu venci o mundo."Ele nos instrui e nos fala, por experiência própria. Se decidirmos ter bom ânimo, como Ele venceu, nós também venceremos. Por intermédio dEle, nós somos mais que vencedores (Rm 8.37).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva