sexta-feira, 12 de março de 2010

NASCIDOS DO ESPÍRITO (Jo 3.8)

Somente no Evangelho de João encontramos o registro de alguns discursos e conversas de Jesus, em particular, com algumas pessoas. Um deles está no capítulo 3, a conversa com Nicodemos.

Quem era Nicodemos? Nicodemos era um líder entre os judeus (Jo 3.1). Um investigador cauteloso, mas dotado de percepção espiritual (Jo 3.2). Um homem imaturo (Jo 3.10). Um homem justo (Jo 7.50,51). Embora tarde, prestou amoroso serviço a Cristo (Jo 19.39,40).

Mas qual foi mesmo o assunto da conversa que Jesus teve com esse visitante noturno? O novo nascimento (Jo 3.3). Jesus não estava falando do nascimento de uma criancinha, mas sobre o que acontece ao coração da pessoa quando o Espírito Santo vem habitar nele. A mudança é tão completa, que é como se a pessoa tivesse nascido outra vez. Essa é uma das doutrinas fundamentais da fé cristã: a regeneração (Tt 3.5), ou o nascimento espiritual. Sem o novo nascimento, ninguém poderá ver o reino de Deus, receber a vida eterna e a salvação mediante Jesus Cristo.

Regeneração é a nova criação e transformação da pessoa (Rm 12.2; Ef 4.23,24), efetuadas por Deus e o Espírito Santo (Jo 3.6). Um exemplo disso é a regeneração dos discípulos de Jesus (Jo 20.22). Durante a última reunião de Jesus com Seus discípulos, antes da Sua paixão e crucificação, Ele lhes prometeu que receberiam o Espírito Santo, como aquele que os regeneraria (Jo 14.17).

A regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e agradar-Lhe (Sl 51.5; 58.3; Rm 8.7,8; 1 Co 2.14).

A regeneração tem lugar naquele que se arrepende dos seus pecados, volta-se para Deus (Mt 3.2) e coloca a sua fé pessoal em Jesus Cristo (2 Co 5.17; Ef 4.23,24; Cl 3.10). Aquele que realmente nasceu de novo está liberto da escravidão do pecado (Rm 6.14-23), e passa a ter desejo e disposição espiritual de obedecer a Deus e seguir a direção do Espírito (Rm 8.13,14).

Para explicar tudo isso a Nicodemos, Jesus aponta para as árvores cujos ramos eram suavemente agitados pela leve brisa (Jo 3.8). Assim como o vento, embora invisível, é identificado por sua atividade e pelo seu sonido, assim também o Espírito Santo é observado pela sua atividade sobre os nascidos de novo e pelo seu efeito sobre eles.

Jovem, para vivermos segundo o Espírito, precisamos nascer de novo, nascer do Espírito. Precisamos ser regenerados por Ele. Você já experimentou isso? Deseja experimentar? Então, faça esta oração: "Deus, eu abro o meu coração, para que o Teu Espírito venha habitar nele. Muda a minha vida, muda a minha história. Eu quero nascer de novo. Transforma a minha vida, e perdoa os meus pecados. Eu me arrependo de todos eles, pois quero ser livre. Eu quero Te obedecer, e seguir a direção do Teu Espírito. Eu quero ver o Teu reino, receber a vida eterna e a salvação. Escreve o meu nome no Livro da Vida. Em nome de Jesus, amém!"

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva