sexta-feira, 19 de março de 2010

AS QUATRO ESTAÇÕES

"Faça o possível para vir antes do inverno" (2 Tm 4.21a).

O apóstolo Paulo estava já no fim de sua carreira quando escreveu esta carta ao seu discípulo Timóteo. "Quanto amim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé" (2 Tm 4.6,7). No versículo 9, o apóstolo apressa o jovem discípulo, dizendo: "Venha me ver logo, depressa". Paulo não podia mais perder tempo, pois o inverno logo estaria chegando. Mas o que o apóstolo queria dizer com isso? Se fizermos uma comparação da nossa vida aqui neste mundo, com as quatro estações do ano, conseguiremos entender o que ele queria dizer.

Primavera: De 0 aos 30 anos
Abrange o tempo em que nascemos, desabrochamos. Podemos fazer tudo nessa estação cheia de vigor e força.

Verão: Dos 30 aos 45 anos
É a estação que produzimos frutos, em que amadurecemos. Vem os filhos, projetos, casa, profissão.

Outono: Dos 45 aos 60 anosÉ uma estação de mudança. As folhas começam a cair, o corpo começa a ficar cansado e começa a dar sinais de que o inverno está chegando.

Inverno: Dos 60 em diante
É o final da nossa carreira. Tudo fica mais difícil, não é? Igual no inverno. Levantar, andar, correr, sentar... nós fazemos tudo isso com mais dificuldade.

Estas são as quatro estações da nossa vida. E isso me faz lembrar de uma historinha muito conhecida, a historinha da cigarra e da formiga. Todos conhecem, não é? A formiga recolheu os alimentos durante a primavera, verão e outono, para que no inverno não lhe faltasse o que comer. Já a cigarra apenas cantou, e quando o inverno chegou ela não tinha o que comer. "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio" (Pv 6.6).

Faço agora uma pergunta para você, jovem: Trazendo essa simples historinha para a nossa vida, o que nós temos sido na obra de Deus, cigarras ou formigas? Se Jesus voltasse agora, durante as estações do ano, nós ficamos só cantando ou trabalhamos para o Senhor?

Jovem, precisamos ser prudentes como a formiga, e trabalhar para que não nos falte recursos no inverno, que é o fim da nossa carreira. Lembra da parábola das dez virgens? Cinco virgens eram prudentes e guardaram o azeite nas suas lamparinas, enquanto que as outras cinco foram insensatas (Mt 25.1-13).

Quando Jesus voltar, não haverá mais tempo para irmos à igreja procurar alimento ou azeite (Jo 9.4). Temos que ser prudentes hoje, agora!
Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

(Este texto foi baseado em uma mensagem pregada pelo Pr. Edson, e postada em um outro Blog. Ela também estará disponível no Boletim Informativo da nossa Igreja do próximo domingo)