sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DOUTRINA É ENSINAMENTO

O mês de outubro não é somente o mês das crianças, mas é, também, o mês dos professores, pois no dia 15 de outubro comemora-se o Dia do Professor. Por isso, quero compartilher com vocês de um texto que foi extraído da internet e publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja. Dedicado a todos os professores.

DOUTRINA É ENSINAMENTO

"A palavra 'doutrina' tem um significado simplesa, o de 'ensino' ou 'ensinamento'. No português o termo adquiriu uma conotativa pesada e negativa que não está presente na língua grega do Novo Testamento.

Os dois termos gregos principais para doutrina são tirados da mesma família: didaskalia é tirado de 'professor, mestre' (didaskolos) e didache advém do verbo 'ensinar' (didasko). O primeiro descreve mais a atividade do professor, enquanto que o segundo, o conteúdo, mas essa distinção nem sempre é observada na prática. Didache ocorre 30 vezes no Novo Testamento (13 vezes nos evangelhos e em Atos); didaskalia ocorre 21 vezes (15 vezes nas cartas pastorais).

O fato mais marcante sobre 'doutrina' é que, quando se refere ao ensinamento de Cristo ou de Deus, se encontra sempre no singular (por exemplo, Tito 2.10). Mas não é raro encontrar a palavra no plural quando se tem em vista os ensinamentos 'que não passam de regras ensinadas por homens' (Mt 15.9 NVI; ver também Colossenses 2.22; 1 Timóteo 4.1; Hebreus 13.9). As doutrinas humanas são variadas e multiplicadas, enquanto o ensinamento que vem de Deus é único.

Hoje, cada denominação tem a sua própria 'doutrina'. Esta situação é estranha ao Novo Testamento, pois a Igreja de Deus tem um único ensinamento. Paulo falou da sua vida em Cristo 'de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas' (1 Coríntios 4.17).

O doutrinamento na Igreja é função essencial ao seu crescimento espiritual, sua obediência ao primeiro Mestre e seu cumprimento da missão de Deus no mundo.

Embora exista o dom do ensino (Romanos 12.6,7) e haja mestres na Igreja (1 Coríntios 12.28; Efésios 4.11; Tiago 3.1), todos devem ter a capacidade de ensinar (Hebreus 5.12). A atividade do ensino é tão comum na Igreja que até os cânticos servem para ensinar (Colossenses 3.16).

O ensino na Igreja é diferente do que o das escolas de hoje. O ensino cristão visa não apenas informar o aluno, mas convidar o ouvinte a decidir por seguir a Cristo e a viver por Ele e como Ele. Trata não meramente da razão, mas da vontade, da decisão, da ação. Paulo afirma que parte da proclamação do evangelho foi o ensino (Colossenses 1.28). Assim, Pedro direciona seus ouvintes para o arrependimento e a imersão (Atos 2.38) e ainda insiste: 'Salvem-se desta geração corrompida' (v.40).

Alguns hoje querem separar o ensino da pregação aos de fora. Dizem ainda que o apelo à fé não faz parte do evangelho. Geralmente, tais pessoas têm uma agenda de querer diminuir o evangelho a um mínimo para ter comunhão com denominacionais e negar a obrigatoriedade de viver conforme o mandamento de Deus.

Jesus ensinou a doutrina do Seu Pai e isso nos basta."

Randal Matheny

(Extraído da Internet, e publicado no Boletim Informativo da nossa Igreja, nº 159, no dia 18 de outubro de 2009)

Jovem, siga a doutrina e o ensimento de Cristo! Professores, ensinem aos seus alunos tudo o que Jesus ensinou. Alunos, coloquem em prática tudo o que vocês têm aprendido.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva