segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ABRAÃO - UM EXEMPLO DE FÉ

Em Gn 11.27, começa a história de uma única família escolhida por Deus, para por ela trazer a redenção da raça humana. O chefe dessa família era Abrão (nome esse posteriormente mudado para Abraão, ver Gn 17.5). Jovem, Deus também nos escolheu (2 Cr 29.11; Sl 100.3; Jo 15.16).

Deus chama Abrão e lhe faz promessas (Gn 12.1-3). Nessa ocasião, Deus não disse a Abrão para onde o conduziria. Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob a orientação direta do Senhor. Jovem, Deus nos chamou (Is 43.1; 45.4; 49.1; 1 Pe 2.9), e também nos fez promessas (Gl 3.13,14,29; 1 Jo 2.25). Viva debaixo da orientação direta do Senhor!

Deus anima Abrão e promete-lhe um filho (Gn 15.3-6). Depois da batalha em que derrotou os reis, Abrão ficou preocupado e temeroso. Por isso, Deus lhe deu numa visão a certeza de que Ele mesmo era o escudo e o galardão de Abrão. Abrão, em resposta a essas palavras de consolo, relembrou a Deus que não tinha filhos e, portanto, nenhum herdeiro. Assim sendo, ele adotaria um dos seus servos para se tornar seu herdeiro. Deus rejeitou a idéia e prometeu a Abrão que este seria pai de um filho com sua esposa estéril, Sarai (Gn 11.30) e teria uma descendência inumerável. O fato incrível - e nisso está a grandeza de Abrão - é que ele teve fé em Deus. É essa fé em Deus que lhe foi imputada por justiça. Jovem, Deus sempre tem uma palavra de ânimo para nós (Jo 16.33). Tenha fé em Deus!

Na história de Abraão, vemos três grandes testes da sua fé:
1. Sua chamada (Gn 12.1)
2. Sua confiança (Gn 15.6)
3. Sua obediência (Gn 22.3)

Nós encontramos um testemunho da fé e da convicção de Abraão em Gn 22.5, que diz: "Então, disse aos seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós".

Encontramos, também, uma expressão profética de Abraão da providência divina de um sacrifício substituto em Gn 22.8, que diz: "Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos". Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.29).

Jovem, siga o exemplo de Abraão: creia e obedeça. E serás chamado de amigo de Deus (Tg 2.23).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário