quinta-feira, 4 de março de 2010

"FINALMENTE, FORTALECEI-VOS NO SENHOR E NA FORÇA DO SEU PODER" (Ef 6.10)

Uma das garantias mais claras da Bíblia é que Deus dá força àqueles que confiam nEle. A promessa está espalhada pela Sua Palavra, em forma de versículos e de exemplos (Dt 8.18; Sl 29.11; 68.35; Is 40.29).

O que é força? É a faculdade de operar, de executar, de mover, etc. Poder, fortaleza, rijeza, poder da musculatura, solidez, energia, resistência, firmeza, impulso e esforço.

A força física do homem é limitada. Ela é uma das características da juventude (1 Jo 2.14), porém, até mesmo os jovens se cansam e se fatigam (Is 40.30). Mas os que esperam no Senhor, tem as suas forças renovadas (Is 40.31).

A força que Deus nos dá, é uma força espiritual e sobrenatural. Na Bíblia, nós encontramos alguns exemplos de homens que receberam tal força.

Sansão (Jz 14.6,19) - A força de Sansão não estava concentrada nos seus cabelos. Ela era proveniente do Espírito de Deus, quando se apossava dele. A força de Sansão estava condicionada a sua fidelidade e obediência a Deus.

Davi (1 Sm 17.34,35) - Como explicar o fato extraordinário de um menino conseguir matar um leão e um urso? Era o Espírito de Deus que se movia em Davi. "Se o Espírito de Deus se move em mim, eu luto como Davi...".

Devemos ter em mente que a nossa vida é uma constante guerra, também de natureza espiritual. O apóstolo Paulo declara que "a nossa luta não é contra carne e sangue" (Ef 6.12). A palavra "luta", utilizada neste versículo pelo apóstolo, significa um combate entre duas pessoas, até que um derrube o outro e o atire para fora da zona de conflito.

Já que a nossa vida é uma guerra, precisamos estar preparados. Preparados e fortalecidos. E só estaremos fortalecidos, se também vestirmos a armadura de Deus (Ef 6.11). Na guerra espiritual, podemos contar com a armadura indestrutível de Deus.

O apóstolo Paulo conhecia muito bem a armadura de um soldado romano, especialmente depois de ter passado cerca de três anos vigiado por alguns deles. Nesse tempo, a armadura de um soldado consistia de escudo, espada, lança, capacete e couraça. Paulo omite a lança, mas acrescenta o cinto e os sapatos, que, embora não fizessem parte da armadura, eram-lhe necessários.

O cinto do cristão é a verdade (Ef 6.14a) - É a verdade que impede que sua roupa caia. Toda sua vida, jovem, deve está edificada sobre a verdade que é Jesus.

A couraça do cristão é a justiça (Ef 6.14b) - Todos os seus relacionamentos, jovem, devem ser justos. Você deve agir com justiça, mas com a justiça de Deus.

O sapato do cristão é a paz (Ef 6.15) - Aonde você for, jovem, você deve semear o evangelho da paz, da reconciliação do homem com Deus, como um verdadeiro embaixador de Cristo (Ef 6.20).

O escudo do cristão é a fé (Ef 6.16) - É a fé em Deus que o protege de confiar em si mesmo, de seguir os outros. Jovem, confie e siga somente a Jesus!

O capacete do cristão é a salvação (Ef 6.17a) - O que despencar sobre a sua cabeça, jovem, não lhe causará dano algum, porque o capacete da salvação, colocado em nós pela graça, é resistente.

A espada do cristão é a Palavra de Deus (Ef 6.17b) - Não existe outra espada mais afiada e poderosa que a Palavra de Deus. Ela penetra até a divisão da alma (Hb 4.12).

Jovem, precisamos da armadura de Deus, mas também precisamos orar mais. "Satanás treme quando um cristão se ajoelha". Ele sabe que a oração de um justo tem força e poder (Tg 5.16). Por isso, devemos seguir a recomendação do apóstolo Paulo (Ef 6.18). Precisamos orar mais como indivíduos e como igreja. A oração é a nossa fraqueza e a nossa força. Só oramos quando reconhecemos que somos fracos; e quando oramos, somos fortalecidos com coragem para a luta. A força e o poder do nosso Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza (2 Co 12.9,10).

Jovem, também devemos pregar o Evangelho (Ef 6.19,20). O maior inimigo do Evangelho é Satanás. Onde o Evangelho é anunciado, ele perde tudo. Por isso, nossa maior luta é pregar o Evangelho. Perdemos muito tempo lutando contra a carne e o sangue, quando devemos lutar contra Satanás, anunciando o Evangelho da Salvação.

Juventude Sarada, fortaleça-te no Senhor e na força do Seu poder. Vista-se da armadura de Deus, ore mais e pregue o Evangelho.

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário