domingo, 24 de abril de 2011

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA

Hoje, em uma boa parte do mundo, comemora-se a Páscoa. Mas, qual é o verdadeiro significado da Páscoa? Esta pergunta fez-me lembrar do texto abaixo, que foi extraído da internet, e também publicado no Boletim Informativo da nossa Igreja.

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA

"Estamos vivendo mais uma Páscoa, momento em que as lojas, mercados e supermercados aproveitam para faturar um pouco mais.

Quando se fala em Páscoa, o que vem imediatamente à sua mente? Ovos de chocolate, deixados por um coelho que é mamífero, e não ovíparo.

Como estes elementos se tornaram símbolos da Páscoa? O ovo veio porque dele sai uma nova vida. O coelho, por sua fertilidade, gerando novas vidas. E o chocolate? Pelo comércio.

Coelho e ovos de chocolate são verdadeiramente os símbolos da Páscoa? Qual é o seu significado? Qual é o seu símbolo?

A Festa da Páscoa, no Antigo Testamento, era realizada uma vez por ano, pelo povo de Israel no deserto (Lv 23.5). Era realizada para relembrar a libertação divina da escravidão egípcia (Lv 12.11-14).

Na noite da libertação, ou seja, na Páscoa, eles deveriam comer ervas amargas, pães asmos e um cordeiro assado (Êx 12.8).

No Antigo Testamento, o principal símbolo da Páscoa era o cordeiro, que simbolizava o Messias, que haveria de vir para morrer no lugar do pecador.

Jesus, em Sua última Páscoa na terra, substituiu um elemento e retirou outro. Ele instituiu a Santa Ceia no lugar da Páscoa. Os elementos, pão sem fermento e o vinho passaram a simbolizar o Seu corpo e sangue.

Sendo assim, no Antigo Testamento, a Páscoa era símbolo da libertação da escravidão egípcia; enquanto que no Novo Testamento, a Santa Ceia tornou-se o símbolo da libertação da escravidão do pecado.

Se quisermos escolher um símbolo para a Páscoa hoje, este, com certeza, será o cordeiro, pois este simboliza Jesus Cristo. Como disse João Batista: 'Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo'.

Que nesta Páscoa, em nossa família, façamos uma celebração diferente. Deixemos os ovos de chocolate e o coelho de lado (pois eles tomaram o lugar de Cristo), e relembremos o que Jesus fez por nós, na cruz do Calvário. Sim, Ele - Jesus - é o centro da Páscoa. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo."

Pr. Rhadzony Storch

(Este texto foi extraído da internet, e também publicado na Pastoral do Boletim Informativo da nossa Igreja, de Nº 133, no dia 12 de abril de 2009)

Feliz Páscoa, e que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário