quarta-feira, 31 de março de 2010

"EU SOU"

O Evangelho segundo João é ímpar entre os quatro Evangelhos. Ele relata muitos fatos do ministério de Jesus na Judéia e em Jerusalém que não se acham nos demais Evangelhos, e revela mais a fundo o mistério da Sua pessoa. João deixa bem claro o propósito do seu Evangelho, em 20.31, a saber: "para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome". O quarto Evangelho apresenta evidências cuidadosamente selecionadas no sentido de Jesus ser o Messias de Israel e o Filho encarnado de Deus. Tais evidências ainda incluem sete declarações "Eu sou" mediante as quais Jesus revelou de uma forma figurada aquilo que Ele é como redentor da raça humana.

"Eu sou o pão da vida" (Jo 6.35) - A primeira das sete declarações que ressaltam um aspecto importante do ministério pessoal de Jesus, nos informa que Cristo é o sustento que nutre a nossa vida espiritual.

"Eu sou a luz do mundo" (Jo 8.12) - Aqui Ele se declara como a luz verdadeira, que remove as trevas e o engano, iluminando o caminho certo que nos leva a Deus e a salvação.

"Eu sou a porta das ovelhas" (Jo 10.7) - Todo aquele que entrar por Ele será salvo, irá desfrutar de uma vida abundante e eterna. Ele é a porta da salvação.

"Eu sou o bom pastor" (Jo 10.11) - Jesus declara que Ele é o bom pastor prometido nas profecias registradas no Antigo Testamento (Sl 23.1; Is 40.11; Ez 34.23; 37.24). Ao utilizar esta metáfora, Jesus queria ilustrar o cuidado terno e devoto que só Ele tem pelo Seu povo.

"Eu sou a ressurreição e a vida" (Jo 11.25) - Para quem crê em Jesus, a morte física, do corpo, não é o fim. Muito pelo contrário, é o início de uma vida eterna e abundante, em comunhão com Deus.

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14.6) - Jesus aqui está querendo nos dizer que Ele é o caminho que nos leva direto ao Pai, a verdade que fala do Pai e a vida dada pelo Pai.

"Eu sou a videira verdadeira" (Jo 15.1) - Aqui, Jesus se descreve como uma árvore que possui muitos ramos. Todo aquele que permanece ligado nEle, tem a vida e frutifica. Lembra da postagem de ontem?

Jovem, tudo o que eu e você precisamos, nós temos em Deus, na pessoa do Seu Filho Jesus. Alimento, luz, salvação, cuidado, vida abundante e eterna, comunhão com o Pai e sustento, Ele é tudo em nós e para nós. A "esperança da glória" (Cl 1.27).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário