terça-feira, 30 de março de 2010

"PERMANECEI EM MIM..." (Jo 15.4)

"Permanecei" é uma das últimas instruções de Jesus aos seus discípulos. Só neste capítulo nós encontramos o verbo "permanecer" 11 vezes.

"Permanecer" significa continuar a ser ou ficar, conservar-se, persistir, perseverar.

"Permanecer" em que, em quem e aonde?

Em Jo 15.1 Jesus declara "Eu sou a videira verdadeira". Nesta parábola ou alegoria, Ele se descreve como "a videira verdadeira" e aqueles que se tornaram seus discípulos, como os "ramos". Ao "permanecerem" ligados nEle como a fonte da vida, os ramos frutificam. Deus é o lavrador que cuida dos ramos, para que dêem fruto (Jo 15.2,8), e Ele espera que todo cristão dê fruto.

Jesus, nesta parábola, também nos apresenta duas categorias de varas: infrutíferas e frutíferas.

Varas infrutíferas - Que cessam de dar fruto, que já não tem em si a vida que provém da fé perseverante em Cristo e do amor a Ele. Tais varas o Pai tira (Mt 3.10). Quando cessam de permanecer em Cristo, Deus passa a julgá-las e a rejeitá-las (Jo 15.6).

Varas frutíferas - Que dão fruto, que tem vida em si por causa da sua perseverante fé e amor para com Cristo (Gl 5.22,23). Tais varas o Pai "limpa", poda, para ficarem ainda mais frutíferas.

O fruto é o caráter cristão, como qualidades que glorificam a Deus.

Quando uma pessoa crê em Cristo e recebe o Seu perdão, recebe a vida eterna e o poder de estar e "permanecer" nEle. Assim como a vara só tem vida enquanto a vida da videira flui na vara, o cristão tem a vida de Cristo somente enquanto "permanecer em Cristo".

As condições mediante as quais "permanecemos em Cristo" são:
1) Conservar a Palavra de Deus em nosso coração e mente, tendo-a como guia das nossas ações (Jo 15.7).
2) Cultivar o hábito da comunhão constante e profunda com Cristo, a fim de obtermos dEle força e graça (Jo 15.7).
3) Obedecer aos Seus mandamentos e "permanecer" no Seu amor (Jo 15.10), e amar uns aos outros (Jo 15.12,17)
4) Conservar a nossa vida limpa, mediante a Palavra, resistindo a todo pecado e ao mesmo tempo submetendo-nos à orientação do Espírito Santo (Jo 15.3).

Jovem, outras três verdades importantes são ensinadas nesta passagem:
1) A responsabilidade de "permanecer em Cristo" recai sobre o discípulo (Jo 15.4);
2) "Permanecer em Cristo" resulta em Jesus continuar a habitar em nós (Jo 15.4a), frutificação do discípulo (Jo 15.5), sucesso na oração (Jo 15.7) e plenitude de alegria (Jo 15.11);
3) As consequências do cristão deixar de "permanecer em Cristo" são a ausência de fruto (Jo 15.4,5), a separação de Cristo e a perdição (Jo 15.2a,6).


Por isso, jovem, busque sempre "permanecer em Cristo e no Seu amor".

Que Deus nos abençoe!

Pr. Gabriel N. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário